Você pode estar se perguntando se ainda vale a pena ter um blog em 2025. Sim, vale a pena ter um blog e vou te mostrar neste artigo o porque disso.
Antes de tudo, precisamos entender que o blog é uma ferramenta que pode ser utilizado para trabalho e para construir sua marca na internet.
Um blog pode ter várias funções e a mais importante é gerar receita. Por isso, vamos abordar esse assunto no ponto de vista de negócios.
Portanto, saber como usar o blog para ganhar dinheiro e construir um negócio de sucesso é o grande ponto que precisamos saber.
Alguém ainda acessa blog?
Segundo o WordPress, mais de 409 milhões de pessoas visualizam bilhões de páginas de blog por mês. Esse número mostra o quanto o blog ainda vale a pena.
Agora, imagine ter um blog e receber uma parcela dessas visitas todos os dias. Com a estratégia certa, você pode criar um blog que gere tráfego e com isso conseguirá monetizar esse blog.
O ponto aqui é, existem milhões de pessoas que todos os dias pesquisam assuntos na internet. Seu blog pode ser um dos que entrega o conteúdo para um público específico.
Agora que você sabe que milhões de pessoas acessam blogs todos os dias, você precisa saber como gerar receita com seu blog e como atrair pessoas até ele.

Google AdSense
Em primeiro lugar, uma das formas de ganhar dinheiro com blog é participando de programas como o Google AdSense.
O Google AdSense é um programa de publicidade online que paga criadores de conteúdo para exibir anúncios em seus blogs.
Entretanto, para fazer parte desse programa e receber pelos anúncios, é necessário ter um blog bem estruturado e um conteúdo de valor para ser aceito no AdSense.
Depois de seguir todas as regras do AdSense e criar um conteúdo de valor, seu blog estará pronto para ser monetizado e você passará a receber por cada clique ou visualizações nos anúncios.
Vender Produtos
Outra forma de monetizar um blog é com venda de produtos. Existem diversos produtos que podem ser vendidos em um blog.
Para começar, você pode vender produtos como afiliado. Pra isso, basta se afiliar a produtos em plataformas como a Amazon, Hotmart, Eduzz, Shopee e outras mais.
Depois de se afiliar aos produtos do seu nicho, basta divulgar o link em seus artigos e trabalhar para atrair tráfego para seu blog.
Além disso, você também pode criar seus próprios produtos e vender dentro do seu blog. Sejam esses produtos físicos ou digitais, você pode usar seu blog como uma loja online e vender todos os dias.
Quais os melhores nichos de blog?
São 409 milhões de pessoas visitando blogs todos os meses, mas quais os assuntos são mais acessados e quais os melhores nichos para criar um blog?
Primeiramente, para saber o assuntos que estão em alta, você pode usar a ferramenta do Google trends, ela vai te mostrar os assuntos mais pesquisados do momento.
Mas, o foco na hora de criar conteúdo não pode ser o que está em alta no momento. Para ter sucesso com blog, você precisará escolher um nicho de mercado.
Dentro desse nicho, existem dúvidas que são atemporais, ou seja, não passam com o tempo. O problema de querer criar conteúdo apenas com assuntos em alta é que eles podem passar.
Logo, se você escreve um artigo sobre um assunto que está em alta e ele passa, você “perdeu” o artigo. Entretanto, se você escreve um artigo sobre um produto atemporal, ele permanece trazendo resultados por muito tempo.
Portanto, foque no que o seu público está buscando, nos interesses, nas dores, nos sonhos. Pois, esse tipo de conteúdo trará tráfego ao blog com consistência.
Melhores nichos
Diante dos fatos mencionados anteriormente, precisamos escolher os melhores nichos para criar um blog de sucesso.
O primeiro passo é escolher um nicho específico. Evite criar um blog genérico, por exemplo, um blog de saúde. Em vez disso, crie um blog sobre alimentação saudável.
Quanto mais nichado melhor. Mas quais os melhores nichos para criar um blog? Existem vários nichos que são rentáveis.
Os nichos mais rentáveis são os de finanças, saúde, marketing digital, casa e jardim, negócios, educação e outros mais.
Mas como falei, busque criar blog com nicho específico. Dentro de finanças, pode criar um blog falando sobre cartão de crédito especificamente.
Fazendo isso, você consegue se destacar no mercado e se tornar um especialista nesse assunto. Por isso, quanto mais nichado melhor.

Como aparecer na primeira página do Google
Para que seu blog apareça na primeira página de pesquisa do Google, será necessário aplicar técnicas de SEO para destacar seu conteúdo.
Outra forma de aparecer nas primeiras posições do Google é com anúncios. Através do Google ADS é possível posicionar seus artigos na pesquisa e assim ganhar destaque entre os concorrentes.
Mas, a melhor opção é se posicionar de forma gratuita com técnicas de SEO. Seu blog posicionado no Google atrairá muitas visitas e isso fará com que sua receita aumente.
Portanto, invista em desenvolver bons artigos, criar backlinks para seu blog, aplicar técnicas de SEO como palavras-chave e outras mais.
Conclusão
Por fim, a conclusão é de que vale muita a pena ter um blog e essa pode ser uma excelente fonte de renda para quem deseja trabalhar com a internet.
Entretanto, um blog precisa ser levado a sério como um negócio de verdade. Não encare o blog como uma rede social qualquer onde você posta coisas aleatórias.
Leve o trabalho do blog a sério e invista em SEO para conseguir posicionar o blog e atrair o maior número de pessoas.