Imagine se você soubesse as estratégias que Hollywood usa para escrever seus roteiros de filmes e séries. Como resultado, você iria saber como escrever um roteiro para YouTube e como manter as pessoas focadas nos seus vídeos do começo ao fim.
Como resultado isso iria fazer você faturar milhões, certo? Porém, mesmo sem ter acesso aos roteiros bilionários de Hollywood, você pode criar roteiros que prendam a atenção do seu público e aumente o seu engajamento.
Portanto, tudo o que você precisa fazer é seguir algumas estratégias básicas na criação de seus roteiros. Agora, imagine se você já tivesse vários modelos de roteiros prontos para gravar seus vídeos, como isso iria ajudar no seu trabalho como um YouTuber.
Mas não se preocupe, no final desse artigo você será capaz de criar seus roteiros e desenvolver bons vídeos para crescer seu canal no YouTube. Ou seja, basta seguir algumas técnicas que vou ensinar a você.
Analisando Filmes e Séries
O primeiro passo para criar um bom roteiro para seus vídeos é analisar filmes e séries. Consequentemente, você deve observar os elementos que são utilizados no começo de cada filme para prender a atenção das pessoas até o final.
Entretanto, antes de analisar os elementos que mantem as pessoas presas do início ao fim de um filme, é necessário entender o que fez a pessoa escolher aquele filme.
Trazendo para o YouTube, é preciso criar uma propaganda para que as pessoas se interessem por seus vídeos. Então, você precisa focar em construir um título e uma miniatura que sejam magnéticas.
Em vista disso, atrair a atenção das pessoas para seus vídeos é tão importante quanto manter as pessoas focadas no seu conteúdo por todo o vídeo.
Sendo assim, o primeiro passo para construir um roteiro que prenda a atenção do público é criar uma Thumbnail e um bom título.
Thumbnail Magnética
Para construir uma Thumbnail magnética, é preciso usar algumas técnicas. Em primeiro lugar, busque imagens que chamem a atenção.
Por exemplo, utilize fotos de pessoas com o rosto bem visível na Thumbnail, pois isso irá chamar mais a atenção.
Em segundo lugar, utilize cores que destaque sua miniatura das outras, juntamente com objetos que expressem o conteúdo do vídeo e mostre algo em comum com seu público.
Logo, você estará se destacando entre as demais miniaturas do YouTube. Por mais simples que pareça essas técnicas, elas farão diferença para seu canal do YouTube.
Título Magnético
Para criar um título magnético, você precisa seguir algumas dicas bem simples. Certamente, os melhores títulos são os que respondem a alguma dúvida que seja muito buscada por sua audiência.
Antes de tudo, entenda quais as maiores dúvidas de sua audiência, dessa forma, você poderá responder com seus vídeos. Por isso, o título precisa mostrar a solução para o problema pesquisado.
Digamos que sua audiência queira saber como trocar um chuveiro. Além de responder que você ensinará a trocar o chuveiro, é preciso colocar adjetivos no seu título e enfeitá-lo.
Você pode colocar o título: “COMO TROCAR CHUVEIRO ELÉTRICO”. Veja que esse título é básico e milhares de pessoas irão escrever exatamente isso.
Agora, você pode acrescentar um adjetivo e enfeitar o título. “O JEITO MAIS FÁCIL DE TROCAR CHUVEIRO ELÉTRICO – SEM RISCO DE CHOQUE ELÉTRICO”.
Observe que o primeiro título é simples e terá muita concorrência. O segundo, ainda terá uma concorrência alta, porém, existe um diferencial. Além de você responder a grande dúvida do seu público, você está mostrando que seu método é fácil e seguro.
Então, as pessoas irão clicar no seu vídeo em vez de clicar no simples título que apenas ensina a trocar o chuveiro elétrico.
Estrutura do Roteiro
Agora que já aprendemos como atrair as pessoas para nossos vídeos, vamos aprender a construir uma estrutura para nossos roteiros do YouTube.
Introdução
A primeira coisa a fazer é criar uma introdução que reafirme o assunto do vídeo. O que você prometeu no título e na capa do vídeo, você precisa confirmar que entregará exatamente esse conteúdo no seu vídeo.
Muitas vezes, as pessoas usam um título e uma capa fazendo uma chamada para um assunto, e quando você entra no vídeo, eles falam um assunto totalmente diferente.
Essa tática se chama Clickbait, que é uma estratégia de atrair tráfego por meio de conteúdos enganosos. Essa técnica não deve ser usada no seu canal do YouTube, pois você precisa ser transparente e reconhecido por seus conteúdos de qualidade, não por técnicas enganosas.
CTA
Lembre-se sempre de utilizar uma chamada para ação no seu vídeo (CTA). Sempre que uma pessoa assistir um vídeo do seu canal, ela precisa ser convidada a tomar uma ação. Seja essa ação assistir outro vídeo, ou entrar para sua lista, inscrever-se no seu canal do YouTube, ou até mesmo comprar um produto.
Desta forma, utilize o CTA para levar sua audiência a tomar uma decisão, aumentando assim, a interação com seu público por meio de outros conteúdos.
Conteúdo
O conteúdo é a parte mais importante do seu vídeo. Por esse motivo, você precisa dedicar a maior parte do seu vídeo em entregar conteúdo de qualidade para sua audiência.
Introdução, CTA, Conclusão e outros elementos são importantes no seu vídeo. Mas lembre-se que as pessoas clicaram no seu vídeo para consumir um conteúdo de qualidade.
Nesse conteúdo você precisa resolver o problema que prometeu. Por isso, sempre entregue seu conteúdo sem enrolação e de forma fácil, para que todos possam entender.
Por fim, organize seu vídeo e defina os tópicos do seu roteiro. É necessário definir em qual momento fará uma chamada para ação, a forma como fará sua introdução e apresentação do vídeo.
Escreva Seu Roteiro
Para gravar um bom vídeo, sempre escreva seu roteiro e leia antes de gravar. Ter o seu roteiro escrito com a estrutura definida e os assuntos que irá abordar é uma excelente estratégia.
Por essa razão, defina sempre o assunto do vídeo, o título e a capa. Assim, você saberá exatamente o que precisa entregar e poderá escrever um roteiro com foco no seu assunto.
Logo, gravar vídeos sem roteiros é contar com a sorte. Para conseguir manter as pessoas no seu vídeo é preciso ter um bom roteiro.
Elementos Das Séries
O que te faz assistir um episódio de uma série até o final? E quando acaba você deseja assistir outro episódio. Isso acontece por causa de alguns elementos.
1º Curiosidade: A série sempre traz algo que te deixa curioso e isso te mantem preso até descobrir o que é. Todavia, porém, para descobrir você precisa assistir até o final.
Da mesma forma, você pode dizer que terá uma surpresa para quem assistir seu vídeo até o final. Você poderá fazer isso de diversas formas, basta usar sua criatividade e ver o que seu público gosta.
2º Antecipação: Receber uma notícia que você não esperava vai fazer você se concentrar no vídeo até o final.
3º Curiosidade: Traga o suspense para seu vídeo com algo que seja do interesse do seu nicho. Se você despertar a curiosidade sobre alguma coisa que faça sentido para seu público, isso manterá eles presos até o final do seu vídeo.
Note que para cada nicho é possível usar elementos diferentes. Por exemplo, o nicho financeiro você pode usar a curiosidade e ensinar qual seria o melhor investimento para casais fazerem juntos.
Para o nicho de emagrecimento, uma receita saborosa que ajude no emagrecimento. Para todos os nichos você poderá atrair e prender a atenção da audiência.
Prática x Perfeição
O segredo de se criar bons roteiros que prendam a atenção do público é criar roteiros. Em outras palavras, a prática levará a perfeição, por isso, crie roteiros e teste com sua audiência.
Como resultado, ao passar do tempo você conseguirá gravar excelentes vídeos para o YouTube, de tal forma, que prenderá a atenção do público até o final do vídeo.
Em conclusão, não existe um roteiro mágico que poderá ser usado em todos os vídeos, sempre poderá ser adaptado e melhorado. Porém, é possível desenvolver e seguir modelos que irão facilitar a criação de seus roteiros para o YouTube.