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Como Usar o Gatilho Mental da Reciprocidade

gatilho mental da reciprocidade

Alguma vez você já recebeu um presente no seu aniversário? Com toda a certeza você desejou retribuir, e no aniversário da pessoa você a presenteou. Pois bem, isso é um claro exemplo de gatilho mental da reciprocidade.

Portanto, é importante saber usar o gatilho mental da reciprocidade nos negócios para aumentar as vendas. Logo, esse gatilho tem um enorme poder para trazer resultados.

O gatilho da reciprocidade ajudará você a realizar vendas sem precisar vender. Pois, ele trará sentimento de gratidão aos seus seguidores.

Mas por que ele traz esse sentimento de gratidão? Porque seus seguidores receberão um presente de você. Dessa forma, você estará aplicando o gatilho.

Sendo assim, seus seguidores se sentirão na obrigação de comprar seus produtos. Por isso esse gatilho faz você vender sem precisar ser um vendedor chato.

O Que É Um Gatilho Mental?

Nosso cérebro precisa tomar inúmeras decisões durante o dia. Por isso, existem os gatilhos mentais. Os gatilhos são “atalhos” que nos ajudam a tomar as decisões mais rápidas e assim poupar energia.

Em contra partida, imagine se você precisasse parar para tomar todas as pequenas decisões do seu dia a dia sem ter os gatilhos funcionando no seu cérebro.

Sem dúvidas, isso traria um esgotamento das nossas energias e dificultaria nossas vidas.

gatilho mental da reciprocidade

Como Aplicar O Gatilho Da Reciprocidade?

Para aplicar o gatilho da reciprocidade com excelencia é preciso seguir algumas dicas. Por essa razão, listei as dicas abaixo para você aplicar em seu negócio.

Gere Valor

Se você deseja aplicar esse gatilho mental com eficiência, será preciso gerar valor. Porque entregar um conteúdo sem qualidade não irá gerar reciprocidade nas pessoas.

Para isso, você precisará criar uma isca digital para entregar aos seus leads. Entretanto, será preciso que essa isca digital ajude verdadeiramente sua audiência.

Conteúdo de valor é aquele que resolve um problema ou mostra o caminho certo para a solução. Visto que as pessoas estão indo até você querendo solucionar uma dor.

Enfim, ao criar conteúdo ou uma isca digital, tenha em mente o probblema da sua audiência. Assim, você poderá ajudar e aumentará o número de clientes no seu negócio.

gatilho mental da reciprocidade

Marketing de Conteúdo

Para aplicar o gatilho mental da reciprocidade, foque na estratégia de criação de conteúdo. Mas qualquer conteúdo serve?

Antes de tudo, vamos deixar bem claro, não pode ser qualquer conteúdo. Se você deseja gerar reciprocidade é preciso investir pesado no seu conteúdo.

Visto que, a aplicação do gatilho da reciprocidade depende da geração de valor. Pois ninguém fica feliz ao receber algum presente que não agregue em nada na vida.

Com o fim de aplicar esse gatilho e gerar valor, passe a criar conteúdos que entreguem mais do que seus concorrentes. Por exemplo, passe a gravar vídeos mais completos no seu canal do YouTube.

Enquanto seus concorrente criam apenas vídeos de 5 minutos explicando superficialmente, faça vídeos de 30 minutos repleto de conteúdo.

Outro exemplo, em vez de apenas postar fotos no Instagram, faça lives de conteúdos para responder as dúvidas da sua audiência.

Por fim, não importa aonde você irá criar seus conteúdos. Mas importa que você entregue o seu melhor para despertar a gratidão nos seus seguidores.

E-book

Uma opção para aplicar o gatilho da reciprocidade é criar um e-book. Com o fim de entregar um conteúdo gratuito para ajudar sua audiência, o e-book pode fazer esse papel.

Dessa forma, você poderá escrever um e-book sobre o problema do seu nicho. Ofereça estratégias ou método para resolver o problema.

Com uma isca digital bem feita, você poderá aplicar o gatilho da reciprocidade. Além disso, você poderá aplicar outros gatilhos como o da autoridade, prova, e ainda coletar os dados de contato dos seus seguidores.

Instagram

O Instagram é uma excelente ferramenta para aplicar o gatilho da reciprocidade. Através do Instagram você poderá interagir com seus seguidores.

Em primeiro lugar, você pode usar a caixinha de perguntas para ajudar seus seguidores todos os dias. Sem dúvidas isso irá gerar reciprocidade.

Além disso, você pode usar os stories para compartilhar mais conteúdos e as lives para passar um conteúdo mais aprofundado.

Fazendo isso, você conseguirá interagir com sua audiência e transformará seguidores em compradores. Dar atenção para sua audiência é um trabalho necessário para ter bons resultados.

Conclusão

Agora que você sabe como aplicar o gatilho mental, bbasta por seu conhecimento em prática. Dessa forma você conseguirá atrair muitos clientes para seu negócio.

Portanto, crie conteúdo de valor, entregue brindes, ajude, responda as dúvidas e aproveite todas as redes sociais para ajudar sua audiência.

Lembre-se, se você ajudar sua audiência sem esperar nada em troca, eles se lembrarão de você ao pensarem em comprar qualquer produto ou contratar algum serviço que seja do seu nicho.

Por fim, entregue o seu melhor conteúdo. O resultado final do seu trabalho será muitas vendas pois o gatilho da reciprocidade estará aplicado da forma correta.

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Jhoni Cavalcante

Jhoni é apaixonado por empreendedorismo, marketing digital e vendas on-line. Sua missão é ajudar pessoas a venderem qualquer produto através da internet.

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